Com 15 milhões de peças, um navio de cruzeiro é um dos produtos mais complexos de se construir. A Meyer Werft, localizada em Papenburg, no norte da Alemanha, é um dos maiores e mais modernos estaleiros do mundo e possui décadas de experiência nesse setor. A empresa tradicional está atualmente enfrentando os efeitos da crise do coronavírus e da guerra na Ucrânia. Ainda assim, em uma breve entrevista à Porsche Consulting, o COO Jörg Heidelberg demonstra uma visão positiva sobre o futuro.
“O mercado no segmento de cruzeiros está voltando a crescer e novos navios estão sendo encomendados. Isso é uma boa base para desenvolver o futuro”, afirma Heidelberg. Em parceria com a Porsche Consulting, o estaleiro obteve enormes economias de custo e alinhou a organização para o futuro com uma lógica de ponta a ponta.
Para permanecer competitiva, a empresa tradicional está concentrando seus esforços na otimização da construção naval por meio da digitalização e da introdução de novos sistemas. O objetivo: liderança tecnológica. “Nosso sucesso também dependerá da nossa diversificação. Queremos construir outros produtos para nos tornarmos menos dependentes deste único mercado”, acrescenta Heidelberg.
Veja a entrevista completa com Jörg Heidelberg abaixo.